Inscrição para o Prouni 2019 – O Programa Universidade para Todos é um programa gerido pelo Ministério da Educação, que foi criado pelo Governo Federal no ano de 2004, onde concede bolsas de estudo integrais e parciais para o ingresso de estudantes em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

No início o programa disponibilizava os estudantes apenas 25% e 50% para desconto nas universidades e faculdades particulares. Devido algumas alterações feitas passaram a existir bolsas integrais que oferecem 100% de desconto.

Muitos estudantes brasileiros buscam o ingresso no ProUni para conseguir adentrar a uma faculdade, mas ainda existem dúvidas sobre o funcionamento e o que é necessário para estar dentro do critério para concorrer a uma vaga. Através desse artigo você ficará por dentro de todas as informações, mudanças e como fazer a inscrição para o Prouni.

Importância do ProUni

A partir do ProUni, o país sofreu um aumento considerável do número de brasileiros com ensino superior e possibilitou também a que muitas pessoas de baixa renda pudessem ingressar em uma faculdade.

Antes da criação do programa era muito mais difícil para que pessoas de baixa renda conseguisse cursar o ensino superior, ainda mesmo que com as cotas, era difícil, pois eram ofertadas poucas vagas para universidades públicas.

O Prouni 2019 vem crescendo nos últimos anos, permitindo que boa parte da população brasileira faça um curso superior, fazendo com que o mercado de trabalho conte com um maior número de pessoas qualificadas, permitindo um grande crescimento econômico e intelectual.

O programa significou muito para a população brasileira e para sua economia. Quanto mais pessoas com curso superior existentes em um país, mais marcas de desenvolvimento ele terá. Países da Europa e EUA possuem um auto número de pessoas com curso superior, sendo também um grande marco para classificar países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

Como Funciona?

Não é muito burocrático, para conseguir uma vaga, é preciso está dentro do perfil solicitado pelo programa, sendo muito viável fazer a comprovação de que está de acordo com o programa, onde não é de difícil acesso pois oferece uma boa quantidade de vagas onde quase todas as instituições privadas estão aderiram ao ProUni inscrições.

Hoje o programa oferece dois tipos de bolsa e cada uma sendo especificada para cada caso de participante veja abaixo como funciona cada uma:

  • Bolsa Integral: Para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa de até um salário mínimo e meio;
  • Bolsa parcial de 50%: Para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

O candidato que irá concorrer a bolsa não será necessário fazer vestibular e nem está matriculado na instituição que pretende realizar a inscrição para o Prouni 2019. Fica a critério da instituição que participa do programa se irá submeter ou não os candidatos a um processo seletivo especifico e isento de cobrança de taxa.

Fica disponibilizado ao candidato uma lista que contém as instituições participantes do processo seletivo, onde poderá ser consultada através do portal no período das inscrições Prouni 2019.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>